O Banco Central anunciou que o piloto do real digital começará em breve; e os bancos estão ajudando na elaboração do projeto.
Ela não será minerada, mas será emitida pelo BC (ou seja, se trata de uma moeda digital de banco central ou CBDC) e repassada aos usuários por meio das instituições financeiras. Seu valor será estável em relação à moeda atual, podendo ser guardada em uma carteira digital.
Uma das diretrizes é que funcione também offline. Estuda-se a proposta de unir o real digital com o Pix e o Open Finance até 2024.
O Real Digital será uma representação digital do Real físico hoje em circulação. E a política monetária será a base de sustentação de seu valor. Assim, quando o BC movimenta a liquidez da economia, em sua missão de garantir a estabilidade do valor de compra do Real, a quantidade de reais digitais em circulação será levada em conta.
Importante compreender que, o Real Digital irá compor a medida de agregado monetário de maior liquidez disponível, similar a depósitos bancários e à moeda física em poder das pessoas.