As autoridades policiais dos EUA prenderam um homem de 21 anos de Nova York em conexão com a administração do infame fórum de hackers BreachForums sob o pseudônimo online “Pompompurin”.
O desenvolvimento, relatado pela primeira vez pela Bloomberg Law, ocorre depois que o News 12 Westchester, no início desta semana, disse que os investigadores federais “passaram horas dentro e fora de uma casa em Peekskill”.
“A certa altura, os investigadores foram vistos removendo vários sacos de evidências da casa”, acrescentou o serviço de notícias local com sede em Nova York.
De acordo com uma declaração apresentada pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), o suspeito se identificou como Conor Brian Fitzpatrick e admitiu ser o proprietário do site BreachForums.
“Quando prendi o réu em 15 de março de 2023, ele me declarou em substância e em parte que: a) seu nome era Conor Brian Fitzpatrick; b) ele usava o pseudônimo ‘pompompurin’ e c) era o proprietário e administrador do ‘BreachForums'”, disse o agente especial do FBI, John Longmire.
Fitzpatrick foi acusado de conspiração para solicitar indivíduos com o objetivo de vender dispositivos de acesso não autorizado.
O réu foi libertado um dia depois sob fiança de $ 300.000 assinada por seus pais e deve comparecer perante o Tribunal Distrital do Distrito Leste da Virgínia em 24 de março de 2023.
Além de ser impedido de obter um passaporte ou outro documento de viagem internacional, Fitzpatrick foi impedido de entrar em contato com seus co-conspiradores e de usar drogas narcóticas ou outras substâncias controladas, a menos que prescrito por um médico licenciado.
O BreachForums surgiu no ano passado, três semanas depois que uma operação coordenada de aplicação da lei assumiu o controle do RaidForums em março de 2022.
“No tópico de boas-vindas do ator da ameaça, ‘pompompurin’ afirmou que havia criado o BreachForums como uma alternativa ao RaidForums, mas que ‘não era afiliado ao RaidForums em qualquer capacidade’”, disse a empresa de segurança cibernética Flashpoint na época.
Desde então, o fórum atraiu notoriedade por hospedar bancos de dados roubados pertencentes a várias empresas, muitas vezes incluindo informações pessoais confidenciais.
Após a prisão de Fitzpatrick, outro usuário do fórum chamado Baphomet disse que estava assumindo a propriedade do site, observando que não há evidências de “acesso ou modificações na infra violada”.
“Minha única resposta para [a aplicação da lei] ou qualquer meio de comunicação é que não tenho preocupações comigo no momento”, disse Baphomet no anúncio. “A OPSEC tem sido meu foco desde o primeiro dia e, felizmente, não acho que nenhum puma vai me atacar em meu pequeno barco de pesca.”
O desenvolvimento ocorre quando a Polícia Cibernética da Ucrânia anunciou a prisão de um desenvolvedor de 25 anos que criou um trojan de acesso remoto que infectou mais de 10.000 computadores sob o disfarce de aplicativos de jogos.
O site BreachForums não está mais acessível, apesar das garantias em contrário de um membro do fórum chamado Baphomet, retornando uma mensagem de erro: “502 – Bad Gateway”
O CRIME NÃO COMPENSA NA TERRA DO TIO SAM!
Fonte: Pompompurin Unmasked: Infamous BreachForums Mastermind Arrested in New York (thehackernews.com)
Autor: Ravie Lakshmanan
(Tradução na íntegra para o Português por Alexandro Gianes Cardozo)