“O Golpe do presente” e o roubo de informações bancárias

abril 25, 2023 agianes@gmail.com 0 Comments

Um novo golpe chamado de “Golpe do Presente” pode acontecer em alguma data comemorativa, a exemplo o dia do aniversário.

Os golpistas oferecem aos aniversariantes o resgate de presentes mediante uma suposta taxa de entrega.

Assim, a vítima ao realizar o pagamento, ocorrerá a captura (roubo) de dados bancários e consequentemente prejuízos financeiros.

Os golpistas possuem dados pessoais, tais como nome completo, data de aniversário e endereço e se identificam como representantes das empresas, a exemplo uma floricultura.

A fraude é aplicada na solicitação de pagamento de taxa de entrega, muito embora a compra não ter sido solicitada pela vítima, sendo surpreendida com a alegação dos fraudadores sobre o presente pago por uma terceira pessoa.

Importante também, sobre uma nova mensagem com alegação que a entrega foi devolvida em razão da não localização da entrega, e que para nova tentativa de entrega mediante pagamento de taxa de reenvio. O Golpista envia o texto no dia do aniversário da vítima, aumentando as chances de concretizar o golpe.

Outra característica a ser observada nos textos, são os diversos erros de língua portuguesa, ou seja, desconfie ao notar a alta incidência de erros de escrita.

Outro fator de alerta, é com relação ao perfil, que possui a descrição da loja, foto de perfil, aparentando ser uma empresa verdadeira, porém, são informações falsas utilizadas para aumentar a credibilidade do golpista.

As cobranças são feitas por PIX ou cartão de crédito e o produto nunca será entregue.

O golpe pode acarretar além de prejuízos financeiros, exposição de dados bancários e crimes tipificados como estelionato ou falsidade ideológica.

Na dúvida, aconselhável não compartilhar seus dados, assim como efetuar uma consulta nos canais oficiais das empresas.

Por fim, caso você tenha sido vítima do golpe, procure uma delegacia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência para a autoridade policial proceder com a investigação dos fatos.

Leave a Reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.